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10/8/2018 Local: Auditório da Faculdade ISESPI Hora:  19:30h

INTRODUÇÃO – JUSTIFICATIVA

 

Analisar a relação família/escola com ênfase na participação ativa da família como atribuição que implica de forma mediata ou imediata no desenvolvimento integral da criança, significa afirmar que essa relação (histórica) é imprescindível para uma educação de qualidade. Outrossim, essa relação família/escola tem na sua essência e dinâmica, a proteção, o cuidado, e outras valores e aspectos que exigi tanto da família como da escola responsabilidades, culminando numa relação inerente entre essas duas instituições.

O presente projeto analisa a relação inerente entre família e escola, com ênfase na participação ativa da família no desenvolvimento integral da criança nas series inicias do ensino fundamental menor, na Unidade Escola Tia Maria Nunes – Canto do Buriti – PI. O trabalho foi desenvolvido no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Turmas 23 e 24 do Instituto Superior de Educação do Sul do Piauí – ISESPI, na disciplina Políticas Educacionais, ministrada pelo Prof. Esp. Francisco Alves da Silva.

Com o intuito de fomentar o debate acerca da problemática, e construir uma reflexão de como sociedade, família e escola precisam sensibilizar para criar e potencializar formas e mecanismo que fortaleçam positivamente a relação família/escola, a fim de se construir uma relação de respeito e compromisso entre essas instituições numa educação de qualidade para o desenvolvimento integral da criança.

A perspectiva deste projeto é promover um amplo debate sobre a relação família/escola com ênfase na participação ativa da família como atribuição que implica no desenvolvimento integral da criança, que envolva graduandos do curso de pedagogia, juntamente com a coordenação da faculdade ISESPI, professores da educação infantil municipal, secretária de educação municipal, sociedade civil, conselho tutelar, pastoral da infância, igreja evangélica e o público em geral, que terá como tema do Seminário: Análise da participação ativa da família (na relação escola/ família) no desenvolvimento integral da criança na series inicias do ensino fundamental menor da Unidade Escola Tia Maria Nunes – Canto do Buriti-PI.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Análise da participação ativa da família (na relação escola/ família) no desenvolvimento integral da criança na series inicias do ensino fundamental menor Unidade Escola Tia Maria Nunes – Canto do Buriti – PI

Cabe enfatizar, que formulação da problemática pressupõe um caminho teórico e metodológico sobre os conceitos e palavras chaves analisados: família; escola; criança/aluno; aspectos pedagógicos: ensino-aprendizagem, desenvolvimento integral, rendimento escolar, comportamento e disciplina, ensino fundamental; políticas públicas. Tudo isso influenciado pelo contexto histórico de desenvolvimento da sociedade