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Projeto: Ciências em Práticas | Faculdade ISESPI
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Data: 03/11/2021 Local: INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DO PIAUÍ – ISESPI Hora: 19:00hrs

INTRODUÇÃO

O projeto foi desenvolvido no período de 2021.2, pelos alunos da disciplina Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais, ministrada no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Sul do Piauí- ISESPI. Com o intuito de despertar na comunidade acadêmica o conhecimento sobre a importância da disciplina Ciências Naturais alinhada os recursos da experimentação para despertar a curiosidade e desejo de aprender dos educandos.
É notório que as Ciências Naturais fazem parte da nossa vida cotidiana, onde o conhecimento cientifico e tecnológico é cada vez mais valorizado, necessitando, cada vez mais a preparação do o aluno para estar inserido nessa sociedade que se modifica constantemente.
Nesse caso, as Ciências Naturais contribuem para a formação de indivíduos críticos e participativos. Dessa maneira, é de sua importância que os educadores desenvolvam nos alunos a criticidade, fazendo com que sejam capazes de analisar criticamente as mais variadas situações que envolvem a nossa vida cotidiana.
Segundo Bandeira (2006, p. 10-13)
É preciso rever progressivamente o papel do professor, a desvalorização da figura do professor atinge o docente como pessoa, mas determina o futuro dos cidadãos que estão presentes no processo de escolarização e precisam ser instrumentalizados para ultrapassar os problemas do cotidiano e enfrentá-los e resolvê-los com iniciativa, criatividade e competência.
É inquestionável que para desenvolvermos um ensino eficaz e de qualidade para o educando, é preciso que saibamos utilizar as mais variadas ferramentais que estão ao nosso alcance. Deve-se deixar de lado o uso das aulas tradicionais com foco no livro didático.
Morais (2004, p. 45) diz que:
Os conteúdos do ensino de ciências têm sido marcados pela forma essencialmente disciplinar de organização. Os poucos, aprendizados em Ciências mostram-se usualmente fragmentados, descontextualizados, lineares e não costumam extrapolar os limites de cada campo disciplinar. Evidencia-se isso nos próprios livros didáticos mais em uso, que, como sabemos, acabam determinando os programas de ensino, os modelos de estudo e formação escolar.
Cabe ao educador buscar novas ideias e metodologias de ensino que realmente desenvolvam a aprendizagem do aluno, que façam com que o educando construa o seu próprio conhecimento.
O uso de atividades práticas em sala de aula constitui-se como uma ferramenta importantíssima para o ensino de Ciências Naturais. As mesmas possibilitam que o educando, participem ativamente do processo de ensino aprendizagem. De acordo com Andrade e Massabni (2011, p. 840) as atividades praticas são “aquelas tarefas educativas que requerem do estudante a experiencia direta com o material presente fisicamente, com o fenômeno e/ou com dados brutos obtidos no mundo natural e social”.

OBJETIVO GERAL

Promover conhecimentos aos educandos sobre a importância do ensino de Ciências Naturais tanto dentro do ambiente escolar como na sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conhecer o uso do método da experimentação alinhado ao ensino de ciências;

METODOLOGIA

O projeto foi realizado para a obtenção de nota da disciplina Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais, onde os educandos apresentaram detalhadamente a importância da disciplina Ciências Naturais.
Para a realização do projeto, os educandos realizaram pesquisas bibliográficas, afim de obterem o conhecimento necessário sobre a importâncias das Ciências Naturais tanto dentro dos ambientes acadêmicos como em sociedade.
Para a elaboração do projeto, a turma foi dividida em 3 grupos.
A primeira parte da apresentação do projeto foi realizada no auditório da faculdade ISESPI onde foi apresentado pelos acadêmicos a relevância da Ciência, o significado e avanços ocorridos ao longo dos anos.
Foi apresentado um breve documentário expondo os avanços da ciência na área da saúde, afim de desenvolver na comunidade acadêmica o reconhecimento sobre a importância da mesma para a existência e sobrevivência humana.
A segunda parte do projeto foi exposta no pátio da faculdade, em forma de feira de ciências. Foram exibidos experimentos, juntamente com cartazes, contendo textos e imagens sobre as experimentações a serem apresentados na exposição. Tais apresentações contribuíram para que o púbico pudesse ver a riqueza do método da experimentação e a importância desse método alinhado ao ensino de ciências.

SUJEITOS DO PROJETO

Os sujeitos participantes do projeto são graduandos do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Sul do Piauí-ISESPI, que ao longo das aulas da disciplina Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais, foram estimulados a pesquisarem e colocarem em prática o conhecimento obtido para desenvolverem com eficiência o projeto em questão.
Inicialmente foi ministrado aulas expositivas, e audiovisuais, onde foi apresentado categoricamente os conceitos e estratégias metodológicas essenciais para a aplicação do ensino de Ciências Naturais e, posteriormente a elaboração e apresentação do projeto em questão.

ANÁLISE DOS RESULTADOS

A análise dos resultados foi constituída através de uma avaliação qualitativa, após observação da apresentação dos discentes. A apresentação realizada buscou possibilitar aos estudantes, educadores e convidados o conhecimento sobre a importância da Ciência no ambiente acadêmico e na sociedade, juntamente com estratégias de ensino voltadas para o ensino de Ciências Naturais.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/vYTLzSk4LJFt9gvDQqztQvw/abstract/?lang=pt>. Acesso e 07 dez 2021.
BANDEIRA, Hilda Maria Martins. Formação de professores e prática reflexiva. Piauí, 2006, p. 1-13.
MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo (Orgs.). Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.

ANEXOS