Deprecated: The behavior of unparenthesized expressions containing both '.' and '+'/'-' will change in PHP 8: '+'/'-' will take a higher precedence in /home/isespi2018/domains/faculdadeisespi.com.br/public_html/site/wp-content/plugins/newsletter/includes/module-base.php on line 1222
PROJETO – A AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA | Faculdade ISESPI
(89) 3531.2428 - (89) 99930.2329 - (89) 98119.5762 contato@faculdadeisespi.com.br

Data: 25/06/2021 Local: Sala 07 da Faculdade ISESPI Hora: 19:00hrs

INTRODUÇÃO

O projeto foi desenvolvido no período de 2021.1, pelos alunos da disciplina Avaliação da Aprendizagem, ministrada no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Sul do Piauí- ISESPI. Com o intuito de fundamentar uma reflexão crítica sobre a avaliação diante da pandemia Covid-19.

Para tanto, foi realizada uma pesquisa onde os discentes entrevistaram professores, pais e alunos, afim de esclarecer quais os métodos estão sendo utilizados pelos educadores para avaliar o desenvolvimento dos alunos, e quais as estratégias de ensino estão sendo adotadas para alcançar a qualidade de ensino que favoreça uma aprendizagem sólida.

É notório que a avaliação exerce um papel importantíssimo no cenário educacional, pois se trata de um instrumento valioso e indispensável para o processo de ensino aprendizagem. “É ela que permite tomar conhecimento do que se aprendeu e do que não se aprendeu e reorientar o educando para que supere suas dificuldades, na medida em que o que importa é aprender” (LUCKESI, 2005).

Sabemos que a avaliação garante o sucesso da aprendizagem, pois através dos métodos avaliativos corretos, o professor consegue identificar os avanços e involução dos alunos.

Portanto, o processo de avaliação deve ser bem organizado, pois muitas escolas nesse momento de pandemia adotaram o método de ensino a distância, dificultando assim, os processos avaliativos e o ensino aprendizagem de qualidade.

            Segundo Sant’Anna avaliação é:

Um processo pelo qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificações do comportamento e rendimento do aluno, do educador, do sistema, confirmando se a construção do conhecimento se processou, seja este teórico (mental) ou prático. (SANT’ANNA, 1998, p.29, 30).

Sendo assim, a avaliação configura-se como um instrumento facilitador da aprendizagem, servindo de suporte para o educador, permitido coletar dados sobre o nível de conhecimento e habilidades adquiridas pelos alunos.

OBJETIVO GERAL

Analisar quais os métodos utilizados pelos educadores para avaliar a aprendizagem dos alunos, diante do atual momento vivido pela população, pandemia Covid-19.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Expor quais as dificuldades mais pertinentes, encontradas pelos alunos para realizarem as atividades sugeridas pelos professores, através do ensino remoto;

Apresentar o relato dos pais sobre como está sendo a rotina de aprendizagem e o desenvolvimento dos filhos sob essa nova modalidade de ensino.

METODOLOGIA 

O projeto foi realizado para a obtenção de nota da disciplina Avaliação da aprendizagem, onde os educandos desenvolveram uma pesquisa qualitativa, que possibilitara aos mesmos, uma concepção concreta de como está sendo ministrado o ensino diante da pandemia Covid-19, buscando compreender de que maneira as escolas estão avaliando a aprendizagem dos alunos.

Adotou-se como procedimentos metodológicos, livros, vídeos, pesquisas bibliográficas onde eram abordadas as temáticas sobre os diferentes tipos de avaliações e como cada uma deveria ser utilizada pelos professores.

Para a realização do projeto, os educandos realizaram entrevistas com professores, observando as práticas pedagógicas, dando ênfase nos tipos de avaliações utilizadas pelos educadores, para aferir a evolução dos alunos durante esse período de aulas remotas. Realizou-se também entrevistas com pais e alunos, afim de entender o que dizem os pais sobre a aprendizagem das crianças e os desafios encontrados pelos alunos durante o ano letivo.

Para a elaboração do projeto, a turma foi dividida em 2 grupos, cada um com 5 integrantes. A apresentação do projeto foi realizada em sala de aula, onde cada grupo pôde expor os resultados obtidos por meio da pesquisa realizada.

SUJEITOS DO PROJETO

Os sujeitos participantes do projeto são do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Sul do Piauí-ISESPI, que ao longo das aulas da disciplina Avaliação da Aprendizagem, foram estimulados a compreensão desse tema, para desenvolverem com eficiência o projeto em questão.

Inicialmente foi ministrado aulas expositivas, e audiovisuais, onde foi apresentado categoricamente os conceitos necessários para o entendimento dos educandos acerca da temática, Avaliação da Aprendizagem e posteriormente o trabalho de campo.

Constituem amostra do projeto professores da Unidade Escolar São José em Brejo do Piauí e Centro de Ensino Gardner em Canto do Buriti- PI, foram realizadas também entrevistas com pais e alunos, afim de expor o relato dos mesmos acerca da avaliação e aprendizagem das crianças diante da pandemia covid 19. Queremos ressaltar que uma das escolas em que foi feita a entrevista com os professores, o ensino estava sendo ministrado presencialmente. Dessa maneira, podemos adquirir maior conhecimento sobre a temática abordada, pois retrata duas realidades diferentes.

As questões apresentadas aos professores de polivalência foram: É possível avaliar o aluno por meio de aulas online?  Qual a diferença entre avaliar o aluno a distância e presencialmente? Nesse ato de avaliar, quem se torna mais importante, os pais ou professores? Em meio a este momento em que estamos vivendo, você precisou adotar novas meios de avaliar? Durante o ensino remoto, você acredita que está sendo possível avaliar seus alunos de forma precisa? Qual a melhor forma de avaliar o aluno, estando em um ensino remoto?

Aos pais foram lançadas as seguintes perguntas: De acordo com suas observações, você considera que seu filho esteja sendo bem avaliado no ensino remoto? Você considera as aulas a distância proveitosas? Está tendo provas, se sim, como elas estão sendo realizadas? Nas últimas semanas, com que frequência seu filho interagiu com professores ou outros membros da escola? Com que frequência você ajuda o seu filho com os deveres? Você tem dificuldade em ensinar as lições ao seu filho? Você considera que o ensino a distância está sendo bom para o aprendizado do seu filho?

Perguntas lançadas para os alunos: O que você está achando das aulas remotas? Você está conseguindo aprender e entender os conteúdos que são passados para você? Quanto a avaliação, está sendo realizado as provas? Como seus professores estão fazendo para saber se você está entendendo o conteúdo? Seus professores mandam vídeo explicando o assunto?

ANÁLISE DOS RESULTADOS

A análise dos resultados foi constituída através de uma avaliação qualitativa, após observação da apresentação dos discentes. A apresentação realizada buscou possibilitar aos estudantes, o conhecimento de como está sendo realizado o processo de avaliação pelos professores, diante da pandemia Covid-19. Foi possível apresentar a opinião dos pais e alunos sobre a como está a aprendizagem diante do atual modelo de ensino adotado por algumas escolas.

REFERÊNCIAS

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005.

SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar?: Como avaliar?: Critérios e instrumentos.3ª Edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar?: Como avaliar?: Critérios e instrumentos.3ª Edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.