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LITERATURA DE CORDEL: A ARTE DE SER LEVE | Faculdade ISESPI
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Data: 18/06/2021 Local: Sala 11 da Faculdade ISESPI Hora: 19:00hrs

RESUMO

Este relatório apresenta o projeto realizado em sala de aula neste primeiro semestre de 2021. Além do projeto “A Arte de Ser Leve”, serão escritas também algumas observações feitas durante o trabalho referente aos alunos. As aulas e o projeto, foram realizadas nas cincos turmas (29; 30; 31; 32 e 33) do Ensino Superior da Faculdade Instituto Superior de Educação do Sul do Piauí (ISESPI) do município de Canto do Buriti – PI. Este projeto serviu como um meio de obter experiência, conhecimento e uma perspectiva histórica.

INTRODUÇÃO

O estudo teve como objetivo desenvolver um projeto para mostrar a relevância da
Literatura de Cordel, enquanto leitura carregada de sentidos, de dizeres, de histórias e de cultura, para o ensino da Língua Portuguesa, como também socializar uma experiência com o gênero Cordel. A literatura de cordel conquista atenção pelo fato de carregar consigo uma das variantes linguísticas que se presentifica no discurso do homem nordestino/camponês, bem como a ausência dessa literatura nos livros didáticos e, consequentemente em sala de aula.
O projeto “A Arte de Ser Leve” vem destacar a importância de se trabalhar a leitura e a escrita dos alunos, proporcionando aos mesmos o contato com o gênero textual de forma lúdica e criativa enquanto estrutura em versos e rimas, reconhecendo-o como um texto possível de ser lido, interpretado e declamado. E ainda, integrando-o de forma interdisciplinar utilizando a xilogravura como característica da ilustração do cordel, promovendo momentos de descontração e de conhecimento artístico.
Nesse sentido, a literatura de cordel é um componente forte e rico, cuja capacitação
discursiva é capaz de oportunizar ao leitor os diferentes olhares em relação às formas de historicidade, construção e sentido. Assim, buscou-se no trabalho em especial o destaque de abordar um gênero tipicamente nordestino em contexto sociocultural, cujas narrativas constituem-se entre oralidade e escrita.

OBJETIVO

Retornado para a formação de sujeitos-leitores-críticos o projeto com o cordel foi
desenvolvido com o objetivo de proporcionar a socialização dessa literatura, bem como o reconhecimento desse gênero poético pelos discentes e, desse modo, exibir a vitalização da cultura popular e seus valores, como também o letramento, a produção e a leitura.

METODOLOGIA

O desenvolvimento deste projeto deu-se por etapas. Em base foi apresentado um vídeo sobre a cultura cordelista e os principais cordelistas para análise do conhecimento dos discentes em relação a essa literatura. Na sequência foi dividido grupos e depois foi feito a exposição de vários temas atualizados e relevantes da nossa sociedade para preparação dos cordéis. Com isso foi escolhido os temas como, suicídio, amor, natureza e empatia, onde ficou dividido três exposições na realização do trabalho. Através de textos estudados, começaram a produção das
poesias e das xilogravuras. Com isso teve o planejamento, elaboração e revisão de escritas dos cordéis pelos discentes e discursões da realização do projeto.
Para o desenvolvimento metodológico, utilizou-se:
Leitura e exposição de vários folhetos de cordéis na sala de aula; slides sobre os aspectos teóricos; preparação das xilogravuras com EVA e tinta guache; declamação e encenação teatral de narrativas; exposição de um vídeo sobre “Esperança”, na voz do poeta Bráulio Bessa e apresentação dos cordéis produzidos em grupos e outros individualmente.

CONCLUSÃO

Posto numa sociedade que vê a linguagem como perspectiva de inclusão social, propõe-se aqui um trabalho de modo a apresentar possíveis abordagens como a leitura e consequentemente a escrita de textos de cordéis, uma vez que este se encontra em preconceitos, já que é denominado popular. Nessa percepção e com o objetivo de promover e despertar no discente prazer pela leitura, pela escrita e pelo conhecimento amplo da cultura nordestina, onde existe um mundo repleto de personagens, ritmos, rimas, imagens e temas.