Data: 13/05/2021 Local: Auditório da Faculdade ISESPI Hora: 19:00hrs as 21:00hrs
Introdução
O projeto Café Afetivo foi um espaço de debate criado para inspirar o trabalho de educadores, ampliar discussões sobre temas específicos e proporcionar aos discentes uma oportunidade a mais de aprender, compreender e se expressar. O tema do café desse ano de 2021 foi: Os Marcos do Desenvolvimento Infantil, que teve por finalidade apresentar uma série de parâmetros que indicam como está o crescimento dos pequenos e também entender a importância da estimulação sensorial nas diferentes fases do desenvolvimento infantil. Foi apresentado aos discentes do curso de pedagogia da Faculdade ISESPI palestras com a psicóloga Larissa Bezerra e a enfermeira Jovelina Arrais, onde elas demonstraram os temas de forma clara e de fácil compreensão sobre o desenvolvimento infantil.
Justificativa
A criação do projeto Café Afetivo motivou-se pela constatação da necessidade de ampliar as discussões sobre esse tema. Para Bock, Furtado e Teixeira (2008), o desenvolvimento é um processo contínuo e ininterrupto em que os aspectos biológicos, físicos, sociais e culturais se interconectam, se influenciam reciprocamente, produzindo indivíduos com um modo de pensar, sentir e estar no mundo absolutamente singulares e únicos. E os discentes, futuros pedagogos, precisam compreender o desenvolvimento humano e mais especificamente o desenvolvimento infantil e seus marcos, assim como os fatores que afetam esse desenvolvimento, e dessa forma qualificar sua atuação profissional na área da educação infantil. Promover um evento afetivo possibilita o contato de maneira prazerosa, possibilitando ao alunado do curso de pedagogia ter acesso a informações através de profissionais que não fazem parte do quadro de professores e assim diversificar as discussões.
Objetivo geral
O objetivo principal do II Café Afetivo é refletir sobre a importância do desenvolvimento infantil abordando os marcos do desenvolvimento e os fatores que podem afetar esse desenvolvimento.
Objetivos específicos
Entender os marcos do desenvolvimento infantil e sua importância para o trabalho pedagógico;
Compreender os fatores que afetam o desenvolvimento infantil desde o período gestacional;
Incentivar o discente o hábito da pesquisa sobre os marcos do desenvolvimento infantil.
Associar a leitura de textos de autores que trabalham os temas do desenvolvimento infantil.
Promover o desenvolvimento da capacidade expressão de cada aluno, através de estudos referente o tema debatido.
Metodologia
O Café Afetivo realiza-se uma vez ao ano. Estamos na segunda Edição, a qual foi realizada no dia 13 de maio de 2021, das 19hrs às 21hrs. Foi organizado pelas professoras Lillian Kelle Vieira de Carvalho – Disciplina Psicologia e Educação I e Professora Lusiane Ferreira da Silva – Disciplina Processos de Alfabetização com as Turmas 27,28,29,30,31,32 e 33.
O projeto tem a carga horária de 20 horas, onde inclui todo o processo de elaboração e execução durante esse tempo. Após as palestras, debates e comentários, partilhamos músicas, bebidas e as comidas para confraternizar o evento.
A mesa redonda contou com duas palestrantes: Psicóloga Larissa Bezerra, com o tema Os marcos do desenvolvimento infantil; Enfermeira Jovelina Rodrigues com o tema: Os Fatores que afetam o Desenvolvimento Infantil.
Referências:
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias – Uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Ed. Saraiva: 2008.