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25/06/2019 Local: Auditório da Faculdade ISESPI Hora: 19:30h

INTRODUÇÃO – JUSTIFICATIVO

Este projeto(Seminário) é desenvolvido na disciplina de História da Educação período 2019.1, ministrada no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Sul do Piauí – ISESPI.  Buscando fundamentos para uma reflexão crítica sobre realidade da educação brasileiro,é necessário conjecturar esse processo numa perspectiva histórica, em que a realidade atual é uma síntese de conflitos e tenções sobre os rumos político e pedagógicos da educação. Esse seminário tem como objetivo geral:  Identificar os conceitos, iniciativas e experiências educacionais no Brasil de politécnico, escola única do trabalho, educação profissional e ensino médio integrado. Buscando fomentar a reflexão, dialogo e debate sobre os conflitos e tensões dos rumos educacionais no Brasil e como cada um desses conceitos, iniciativas e experiencias convergem para a leitura da realidade.

O seminário inseri numa contextualização da História da Educação no Brasil, tendo como principal referencial teórico o livro História das ideias pedagógicas no Brasil de Demerval Saviani. O livro, História das ideias pedagógicas no Brasil é uma síntese das principais ideias pedagógicas e das práticas educacionais difundidas ao longo de nossa história, desde a chegada dos primeiros jesuítas ao Brasil até o início do século XXI. A leitura e análise permite a compreensão da conjuntura socioeconômica e política e das tendências pedagógicas que permeiam esse processo histórico. Nesse sentido, SAVIANI (2007, p.6) afirma que, “Por ideais pedagógicas entendo as ideias educacionais, não em si mesmas, mas na forma como se encarnam no movimento real da educação,orientando e, mais do que isso,constituindo a própria substância da prática educativa”

Portanto, a compreensão da realidade educacional não desassocia da conjuntura e acontecimentos históricos e de movimentos políticos. Diante disso, os objetivos específicos são: Conhecer os conceitos; identificar as principais iniciativas experiencias no Brasil; promover o debater sobre as particularidade e confluências dos conceitos abordado.

A perspectiva deste seminário é promover um debate democrático que envolva graduandos do curso de pedagogia, juntamente com a coordenação da faculdade ISESPI, professores e comunidade acadêmica e demais interessados.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Identificar os conceitos, iniciativas e experiências educacionais no Brasil de educação politécnica, escola única do trabalho, educação profissional e ensino médio integrado

Objetivo especifico

  • Conhecer os conceitos politécnico, escola única do trabalho, educação profissional e ensino médio integrado

  • Identificar as principais iniciativas experiencias no Brasil politécnico, escola única do trabalho, educação profissional e ensino médio integrado

  • Promover o debater sobre as particularidade e confluências dos conceitos abordados